top of page

Trabalhos de Campo em Geografia Cultural

Nesse simpósio faremos três trabalhos de campo no terceiro e último dia do encontro. Os trabalhos serão coordenados por professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao NEPEC e à UERJ.

​

Os trabalhos de campo estão previstos para acontecer entre 9:00 - 16:00. 

Trabalho de campo I - O complexo religioso franciscano e sua relevância nos âmbitos religioso, patrimônio histórico, cultural e turístico 

Coordenação de Rejane Oliveira dos Santos (Mestre em Geografia pelo PPGEO, pesquisadora independente e restauradora profissional)

Objetivo: Apresentar o complexo religioso franciscano erguido no alto do Morto de Santo Antônio, como geossimbolo importante para a evolução urbana do lugar. Além da relevância religiosa a mais de 400 anos e da beleza do estilo barroco de seus interiores, tornou-se referencial do Patrimônio histórico, cultural, artístico e turístico da cidade do Rio de Janeiro, em especial para o Largo da Carioca.

Roteiro: Passeio pelos espaços do complexo, desde a entrada aos espaços internos.

​

Horário: 09:00 até 13:00

Ponto de Encontro: portão do Largo da Carioca, que fica em frente ao Edifício Central perto da cabine de polícia.

Trabalho de campo II – Negros Passos do Valongo

 Coordenação de Melissa Souza dos Anjos (DGH/UERJ) e Ruan Rocha

CANCELADO

Objetivo: Nos vestígios do maior porto receptor de escravizados do mundo buscaremos as raízes do povo brasileiro e sua diversidade cultural, enriquecida de vasta herança africana e ainda envolvida por preconceitos. Seguiremos os passos através da história para entender a cidade, suas memórias e as tensões empreendidas através dos tempos na construção da urbe carioca.

Roteiro: Cais do Valongo / Jardim Suspenso do Valongo / Pedra do Sal / Largo da Prainha / Rua Acre / Largo de Santa Rita

​

Horário: 15h até 17h30

Ponto de encontro: Cais do Valongo

Devido às condições climáticas atípicas que acompanham a onda de calor que assola grande parte do estados brasileiros e às temperaturas elevadas que estão sendo registradas na cidade do Rio de Janeiro, a comissão organizadora do XII SIEC entrou em contato com a profa. Melissa Anjos e achamos prudente cancelar o trabalho de campo de hoje afim de garantir a nossa própria segurança. Também há indicativos de chuvas e tempestades bastante fortes para o dia de hoje.

Certamente seria maravilhoso estar com vocês nos dias de hoje trocando conhecimentos importantes para formação de nós geógrafos e geógrafas. 

Nos encontramos numa próxima!!

​

Comissão organizadora do XII Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura.

Trabalho de campo III – Trabalho informal e organização popular no espaço urbano

 Coordenação de Marianna F. Moreira (DGH/UERJ), Rafael da C. G. de Almeida (DGH/UERJ), Matheus da S. Grandi (FFP/UERJ) e Deborah Fontenelle (CAP/UERJ)

Objetivo: Conhecer experiências de organização popular ligadas às diferentes dimensões da informalidade urbana a partir de um roteiro pela área central da cidade do Rio de Janeiro.

Roteiro: Ocupação do movimento dos sem-teto; Cozinha comunitária; Movimento Unido dos Camelôs; Armazém do Campo.

​

Horário: 9:00 até 13:00

Ponto de encontro: Cais do Valongo

bottom of page