top of page

XII Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura

Edição comemorativa de 30 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã)

Não haverá inscrições no local

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura foi criado em 1993 pela professora e pesquisadora Zeny Rosendahl, na então Faculdade de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2007 a Faculdade de Geografia se torna Instituto de Geografia (IGEOG) e hoje o NEPEC está associado ao Departamento de Geografia Humana. 

 

À época de sua criação, o NEPEC surge como um pequeno núcleo envolvendo Zeny Rosendahl e o professor e pesquisador Roberto Lobato Correa da UFRJ, ambos interessados na geografia cultural e sua difusão no Brasil. 

 

Em sua criação, três linhas de investigação constituíram os temas centrais das pesquisas que se desenvolveriam. A primeira linha, espaço e religião, já se constituía em tema de interesse de Zeny Rosendahl que nessa época, concluíra sua tese de doutoramento sobre o centro de peregrinação de Porto das Caixas, na Baixada Fluminense. A segunda linha referia-se ao tema espaço e cultura popular, enquanto a terceira privilegiaria as relações entre espaço e simbolismo. Permeando estas duas linhas estava o interesse de Roberto Lobato Corrêa na geografia cultural como outro caminho para a compreensão da ação humana.

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura - NEPEC está em atividade na UERJ no Departamento de Geografia, na sala 4007, Bloco D, 4. andar. É composto de escritório administrativo, recursos humanos, atividades acadêmicas e pesquisas científicas, tendo como proposta básica desenvolver projetos de pesquisa voltados para as temáticas da geografia cultural e geografia da religião. 

 

O NEPEC desde sua fundação realiza diversas atividades acadêmicas como debates, seminários, encontros científicos, cursos de extensão e realização de publicações periódicas. A partir de 2016 o NEPEC passou a ser coordenado pela professora e pesquisadora Mariana Lamego em parceria com o professor e pesquisador André Reyes Novaes, ambos docentes do Departamento de Geografia Humana do IGEOG.

 

Nesse ano de 2023, o NEPEC chega a impressionante marca de 3 décadas de existência seguindo e resistindo como um espaço de formação, de trocas e de difusão das abordagens culturais na geografia brasileira.

 

Para saber mais sobre essa bonita história, não deixe de ler o artigo escrito pela professora Zeny Rosendahl “Lugar onde se pensam as ideias e se escreve sobre elas: memória e história do NEPEC (1993-2013)” publicado na Revista Espaço e Cultura em comemoração aos então 20 anos do núcleo. Acesse o artigo abaixo.

Para saber um pouco mais sobre o NEPEC e sua produção textual, visite nosso blog!

Sobre o evento

Os Simpósios Internacionais sobre Espaço e Cultura se tornaram os fóruns centrais para difusão do conhecimento produzido e circulado no e por meio do NEPEC. O primeiro Simpósio, à época ostentando apenas o rótulo de nacional, foi realizado em 1998, apenas 5 anos após a criação do NEPEC e teve como um de seus convidados ilustres o saudoso geógrafo britânico Denis Cosgrove (1948-2008), um dos expoentes à época da chamada Nova Geografia Cultural. O renomado e consagrado geógrafo francês Paul Claval também esteve presente na primeira edição e se tornou um dos grandes parceiros do NEPEC e dos simpósios.

 

Ao longo de suas onze edições os SIECs honrosamente recebeu pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de fora dele que povoaram os andares da UERJ com suas ideias, abordagens e novas perspectivas do fazer e construir o conhecimento geográfico a partir de uma posição que reconhece o lugar central ocupado pela dimensão cultural da vida humana.

Revista Espaço e Cultura

espaço e cultura.png

Publicada desde 1995 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura do Departamento de Geografia Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, E&C foi a terceira revista no mundo criada sobre o tema da cultura no geografia, obtendo reconhecimento da Universitat de Barcelona, da University of Texas e da Université de Paris IV. No Brasil, E&C segue pioneira no campo, com o objetivo de difundir investigações que privilegiam a cultura em sua dimensão espacial, contribuindo para o desenvolvimento da geografia humana e cultural. Em nossas edições, apresentamos artigos inéditos, traduções, notas de pesquisas e referências atuais.

Não deixe de visitar nossa revista no endereço.

Demais informações

Endereço

NEPEC

Rua São Franscisco Xavier, 524 - Sala 4007 D Maracanã, Rio de Janeiro - RJ

Contato

bottom of page